Definição de instruções de regras e procedimentos empresariais do Flex - HxGN EAM - 11.07.01 - Administração e Configuração

HxGN EAM Databridge System Administrator

Language
Português
Product
HxGN EAM
Search by Category
Administração e Configuração
HxGN EAM Version
12

Defina instruções Flex SQL para estabelecer regras de validação específicas para sua organização. Você pode configurar uma ou mais instruções a serem processadas para eventos post-insert ou post-update.

O processamento de Flex SQL suporta instruções de consulta de dados (select) e de manipulação de dados (insert, update, delete). Siga as instruções de seleção (select) para executar uma condição de verificação.

São permitidos caracteres maiúsculos e minúsculos na instrução SQL. Porém, o símbolo de identificação de linha deve estar todo em maiúsculas ou todo em minúsculas (ou seja, :ROWID ou :rowid).

Todas as instruções Flex SQL exigem o uso de um símbolo :ROWID predefinido. Esse símbolo é o identificador de linha do banco de dados para o registro que está sendo processado na tabela especificada. Para cada registro da tabela afetada, a instrução é executada com a operação de inserção ou de atualização.

O comprimento máximo da instrução é de 4.000 caracteres. Não é necessário nenhum caractere de término (;) da instrução.

São permitidas instruções de manipulação de dados, mas não inicie um número infinito de etapas de ativação. Por exemplo, geralmente não é recomendável criar uma instrução Flex SQL que atualize a tabela base identificada no campo Tabela.

Recomendamos que você defina os procedimentos Flex SQL em estreita cooperação com seu consultor do HxGN EAM.

  1. Selecione Administração > Configuração da tela > Regras do Flex Business.

  2. Especifique a Tabela para a qual deseja definir instruções e procedimentos Flex SQL.

  3. Clique em Adicionar Flex SQL.

  4. Especifique as seguintes informações:

    Número sequencial - Especifique a ordem do processamento do Flex SQL.

    Ativador - Especifique a operação do banco de dados que inicia o evento. Há suporte para ativadores de pós-inserção e pós-atualização.

    Instrução SQL - Especifique a instrução SQL a ser executada quando a operação especificada ocorrer em uma tabela.

    Mensagem de erro - Especifique a mensagem a ser exibida quando ocorre uma falha na instrução Flex SQL. Uma instrução Flex SQL é concluída com êxito quando a instrução processa uma ou mais linhas em uma tabela. Uma instrução Flex SQL falha quando nenhuma linha é processada. Para ativar a mensagem de erro, selecione Encerrar após erro.

    Comentários - Especifique a descrição do motivo da instrução Flex SQL.

  5. Se preferir, marque a caixa de seleção Existência obrigatória para fazer com que o processador de Flex SQL deixe de processar instruções Flex SQL consecutivas quando a instrução atual não processar linhas.

  6. Se preferir, marque a caixa de seleção Encerrar após erro para interromper a operação atual quando houver uma falha e uma mensagem de erro.

  7. Se preferir, marque a caixa de seleção Código de retorno inverso para reverter o código de retorno do status da instrução Flex SQL atual. Se essa caixa de seleção for marcada e a instrução processar uma ou mais linhas, o processador retornará um status de falha. Se a instrução não processar linhas, o processador retornará um status de êxito.

  8. Se preferir, marque a caixa de seleção Ativo para ativar a instrução Flex SQL.

  9. Clique em Testar Flex SQL para verificar se a instrução Flex SQL é válida. Se a instrução tiver erros (por exemplo, sintaxe inválida), uma mensagem será exibida.

  10. Clique em Enviar.

    Consulte os exemplos de definições Flex SQL a seguir:

    Examplo 1 - Especifique as instruções de verificação ou edições para suplementar o processamento padrão do HxGN EAM. Por exemplo, ao criar uma requisição no HxGN EAM, é opcional inserir um valor de código de custo. Se a implementação depender do uso do código de custo para derivar valores de segmento de conta, você deverá definir uma instrução de verificação que não permita a atualização ou inserção de requisições sem a inclusão de um valor de código de custo.

    Consulte o exemplo a seguir de uma instrução de verificação para suplementar o processamento padrão de criação de uma requisição no HxGN EAM:

    • Tabela - Especifique R5REQUISITIONS.

    • Ativador - Especifique POST-INSERT.

    • Número sequencial - Especifique 10.

    • Instrução SQL - Especifique a instrução SQL a seguir para execução:

      SELECT NULL
      FROM R5REQUISITIONS
      WHERE ROWID=:ROWID
      AND REQ_COSTCODE IS NOT NULL

    • Mensagem de erro - Especifique Insira um valor de código de custo.

    • Selecione Existência obrigatória.

    • Selecione Encerrar após erro.

      Exemplo 2 - Crie linhas de entradas e transações para se comunicar com o Oracle Financials na tabela R5ACCOUNTDETAIL em HxGN EAM na tela Flex SQL.

      Consulte o exemplo a seguir de criação de linhas para entradas de detalhes da conta usando valores constantes padrão. Essa instrução segue a instrução de verificação no exemplo anterior para incluir valores de código de custo ao criar requisições. O número sequencial identifica a ordem em que as instruções Flex SQL serão executadas.

    • Tabela - Especifique R5REQUISITIONS.

    • Ativador - Especifique POST-INSERT.

    • Número sequencial - Especifique 20.

    • Instrução SQL - Especifique a instrução SQL a seguir para execução:

      INSERT INTO R5ACCOUNTDETAI
      (ACD_CODE, ACD_RENTITY, ACD_SEGMENT1, ACD_SEGMENT2, ACD_SEGMENT3,
      ACD_SEGMENT4)
      SELECT REQ_ACD, 'REQ',
      '01',
      '000',
      '000',
      '0000'
      FROM R5REQUISITIONS
      WHERE ROWID=:ROWID

    • Mensagem de erro - Especifique Erro ao criar detalhe da conta.

    • Selecione Existência obrigatória.

    • Selecione Encerrar após erro.

    • Selecione Ativo.

      O exemplo acima ilustra a referência de requisição para R5ACCOUNTDETAIL na qual REQ_ACD já está preenchido. O HxGN EAM gera automaticamente a chave de detalhes da conta de requisição. Você não precisa criar o valor da chave de detalhes da conta com o Flex SQL.

      A determinação das definições de instruções Flex SQL a serem utilizadas no HxGN EAM para detalhes da conta depende de quais módulos do HxGN EAM e do ERP estão integrados. Comece delineando todo o processo de aquisição. Depois, trabalhe com cada conjunto de transações para determinar a necessidade de validação e a geração de contas.

      Essas necessidades são específicas para cada cenário de integração e para cada cliente em qualquer cenário. Portanto, é extremamente importante considerar todo o processo com muito cuidado.